Viajar, viajar e viajar!
Para mim e para muita gente esse é a meta de vida: ter a oportunidade de conhecer muitos lugares e viver experiências únicas, coisas que a viagem proporciona de monte.

Mas quase tudo na vida precisa de organização e esforço, para viajar não é diferente e se não dá para ficar esbanjando por aí, esse post é especialmente para você.

Ah! Antes de continuar dá uma lida no post que eu conto sobre a mudança para outro país!

Selecionei algumas dicas para viajar sem crise psicológica e financeira. Pega a caneta, seu bloquinho e anota tudo porque a viagem não pode esperar muito.

1- Tire logo esse passaporte: não deixe para tirar só quando a viagem estiver toda planejada. Geralmente é um documento rápido, mas além de ter que pagar um valor (atualmente R$250) pode acontecer alguma burocracia que bloqueia a emissão do documento.  Não sabemos quando vamos encontrar aquele voo promocional não é?

2 – Defina seu destino: esse é o ponto de partida. Pense qual o lugar ou os lugares que você deseja se aventurar e se esta disposto a ficar em um quarto, apartamento, hotel ou casa que recebe mochileiros. Com isso será possível analisar o valor que irá gastar e começar a pensar em quanto guardar.

3 – Comece a poupar: como digo para as minhas amigas “nada de blusinha, jantares e exageros”. Para começar a guardar dinheiro você precisa estipular o valor e guarda-lo mensalmente (sem falcatrua heim). Vale a pena, vai por mim.

4 – Organize os gastos: mas é organizar mesmo. Levante todos os custos como passagem, hospedagem, alimentação, passeios e até as lembrancinhas e estipule os valores que serão gastos para cada opção.

5 – Use buscadores de passagens aéreas: eles são fundamentais para encontrar passagens mais baratas. No entanto, tenha paciência e pesquise muito até encontrar um valor acessível. Na dúvida ligue na companhia aérea e veja se consegue algum desconto diferente.

6 – Crie uma conta no Airbnb: crie, use e abuse. o app costuma ser mais vantajoso que os hotéis, ou seja, bem mais barato e costuma dar vários descontos. Vale a pena!

7 – Viaje na baixa temporada: as altas temporadas são repletas de turistas por todos os lados e as passagens, hotéis e passeios costumam ser bem mais caros. Já na baixa temporada os lugares estão mais calmos e você aproveita mais.

8 – Não esqueça o seguro viagem: na Europa, por exemplo, o seguro viagem é obrigatório, mas independente disso é importante garantir o seu. Afinal, não sabemos se vamos precisar.

9 – Garanta dinheiro em espécie: o IOF (Imposto sobre operações financeiras) costuma ser bem mais barato quando compramos o valor em espécie, já o cartão pode ser prático, mas cobra taxas altas. Além disso, quando temos o dinheiro em mãos gastamos bem menos.

10 – Tenha um valor extra: é sempre bom ter uma reserva para eventuais surpresas ou aquela passada no Duty Free.

♦ Dica extra: Saia do local onde esta hospedado apenas com o valor que pode gastar no dia. Garanto que não vai doer!

Prontinho! Dicas em mãos,  agora você já pode começar a planejar sua viagem. Mas antes me conta ai nos comentários qual a dica que você mais gostou?

Ah! Não esqueça de compartilhar esse post com os amigos!