Livros para você ler antes de casar

Pode soar estranho falar de casamento num momento onde muitos casais precisaram dar uma pausa no seu sonho.

Aliás, essa é uma pauta que você verá outras vezes por aqui, já que é possível usar esse tempo à favor dos noivinhos apaixonados. Aguardem os próximos posts!

Mas voltando ao que interessa. Tenho buscado ver sempre o lado bom das coisas, porque só assim vamos conseguir passar pela turbulência sem grandes cicatrizes.

Fiquei pensando nos casais de amigos que estão com o pé no altar, em como foi esse processo para mim e essa viagem aos meus pensamentos casou certinho com uma conversa que tive outro dia, onde me pediram uma dica de leitura para esse período de noivado.

Pois eu digo: seu pedido é uma ordem!

Não consegui responder assim de bate e pronto, porém deu para vasculhar minha mini biblioteca física, mental e escrita (já que geralmente faço um resumão daquilo que leio) e montar esse post especial para vocês!

  • Dica 1: Os livros podem e devem ser lidos por ambos. Não é só a mulher que precisa estudar sobre matrimônio não viu meninos!
  • Dica 2: Tá solteiro? Aproveita para garantir os livros com antecedência e de quebra dar uma averiguada nesses posts aqui:  ♡ Solteiros vivem a castidade? ♡ Castidade ainda existe?
  • Dica 3: O post é longo, mas merece seu carinho. Prepara uma xícara de chá e leia até o fim. Tem mais duas dicas de posts para você ler antes de encerrar o passeio pelo blog.

Agora sim, chega de papo e vamos ao que interessa:

-> Autoconhecimento

41Wt+bYUTlL._SX347_BO1,204,203,200_• Quem me roubou de mim
Padre Fábio de Melo
– Aborda uma violência sutil que aflige muitas pessoas – o sequestro da subjetividade-. Essa expressão refere-se à privação que sofremos de nós mesmos quando estabelecemos com alguém, nas palavras do próprio autor, ‘um vínculo que mina nossa capacidade de ser quem somos, de pensar por nós mesmos, de exercer nossa autonomia, de tomar decisões e exercer nossa liberdade de escolha’.

COMO_SE_DAR_BEM_COM_QUEM_VOCE_QUER_BEM_1411943861B• Se dar bem com quem te quer bem
Márcio Mendes

– Você poderá transformar sua convivência com as pessoas por meio de uma atitude mais sábia e corajosa. Com as informações e atitudes corretas você conseguirá curar relacionamentos feridos, melhorar os difíceis, aprofundar os mais importantes, reconstruir os arruinados e criar novos laços de ternura e confiança.

P.S. Esse livro foi fundamental para a minha mudança de vida. Foi através dessas páginas que dei início ao meu processo de cura interior.

 

-> Viver a castidade

brilho-castidade• O brilho da castidade
Professor Felipe Aquino

– A castidade é uma virtude dos fortes que se dominam. Disse São Leão Magno, Papa e doutor da Igreja que: Todo aquele que vive casta e piedosamente na Igreja assemelha-se a uma luz celeste, e pela irradiação de uma vida santa mostra a muitos, qual uma estrela, o caminho que leva ao Senhor. Paul Claudel disse que: a juventude não foi feita para o prazer, mas para o desafio. O Mahatma Ghandi, libertador da Índia, disse que: A castidade não é uma cultura de estufa… A castidade é uma das maiores disciplinas, sem a qual a mente não pode alcançar a firmeza necessária.

livro-teologia-do-corpo---s• Teologia do corpo
São João Paulo II

– Papa foi paulatinamente apresentado e presenteando a todos nós com um verdadeiro tratado de antropologia e teologia moral-sexual, que com o passar do tempo adquiriu o nome de catequeses da Teologia do Corpo. O tema de cada catequese foi sendo aos poucos desvendado até chegar ao que poderíamos afirmar o centro das mesmas: o domínio “sobre” o outro na relação inter-pessoal.

 

-> Construir uma família santa

CartasAsFamilias-284x428• Carta as famílias
São João Paulo II

– João Paulo II, vendo na família a imagem do mistério da união entre Cristo e a Igreja, expõe aos cristãos a importância do matrimônio para o estabelecimento definitivo da civilização do amor. Dirigindo-se aos casais e aos filhos, o Papa elege a família como centro fundamental da evangelização, cujo fruto será o fortalecimento do homem interior e a presença na sociedade dos homens do Divino Esposo.

Nota. Você também encontra a carta no site do Vaticano.

mp_6f2beabd9876b2622023e82f11a2524f• Encíclica Humanae Vitae
Papa Paulo VI

– Paulo VI fala sobre a regulação da natalidade. O gravíssimo dever de transmitir a vida humana, pelo qual os esposos são os colaboradores livres e responsáveis de Deus Criador, foi sempre para eles fonte de grandes alegrias, se bem que, algumas vezes, acompanhadas de não poucas dificuldades e angústias.

 

-> Matrimônio à serviço da vida

81UtLIZj7SL• O amor que dá a vida
Kimberly Hahn

– Pela sociedade, não surpreende que muitos casais andem confusos. Afinal, como formar uma família feliz?, perguntam-se. É exatamente a essa pergunta que Kimberly Hahn deseja responder neste livro. Em páginas lúcidas e comoventes, ela trata de temas que assustam muitos católicos numa época em que o politicamente correto é a contracepção: número de filhos, planejamento familiar, sexo no matrimônio, infertilidade, aborto, esterilização…

download• As pequenas virtudes do lar
Georges Chevrot

– Não seria um elemento de coesão e de paz que todos os que vivem debaixo do mesmo teto se esforçassem por ser corteses e agradecidos, bem-humorados e benevolentes, sinceros e pacientes, pontuais e perseverantes? Estas pequenas virtudes são grandes virtudes. Elas bastam para converter a vida diária de uma família em algo atraente e amável, que realiza os pais e encaminha os filhos. Pode-se conseguir esse ambiente?

cartas_amor_gianna• Cartas de amor de uma santa
Santa Gianna Beretta Molla

– Durante sua última gravidez, para não pôr em risco a vida do filho, passou por graves complicações de saúde e morreu poucos dias após o parto. Esse livro oferece ao leitor a possibilidade de conhecer de perto a vida dessa santa esposa e mãe, por meio das cartas que ela escreveu ao seu marido.

 

–> Para inspirar os casais

81B0CP-GXyL• Matrimônios Santos
Padre Thomas Kevin Kraft

– No seio do lar se encontra uma escola de santidade e cultivo das virtudes. Muitos são os beatos e canonizados, mas são poucos casais. Neste livro você vai conhecer a história de alguns matrimônios, casais santos e exemplares: Santos Aurélio e Natália; Félix e Liliosa; Santa Margarida e Malcolm Canmore, reis da Escócia; São Luís e Margarida de Provença, reis da França; Santa Francisca Romana e Lourenço de Ponziani; Santo Tomás More e Jane Colt; Beata Ana Maria Taïgi e Domenico Taïgi.

download (1)• Quem vos uniu foi Deus
Padre José Augusto

– O relacionamento conjugal e familiar tem grande valor nos planos que o Senhor fez para a humanidade, mas diversos casais tem tido problemas desde o início do matrimônio, por não saberem como viver este sacramento segundo a vontade de Deus. Este livro traz temas atuais, e é um forte auxílio para quem busca soluções e cura na vida afetiva.

——————————————————————-

Lembre-se sempre que o matrimônio é um sacramento muito rico, que pode te levar para o céu ou para o inferno e por toda essa importância ele precisa ser moldado ainda no namoro.

Até porque, o namoro serve exatamente para isso. Você já deve ter escutado a expressão: o casamento é o namoro que deu certo.

De fato, ele é!

Por isso, precisamos ter bem claro em nossas mentes que Deus nos fez para a felicidade mútua.

Lembro que no meu casamento o padre disse: Pâmela sua missão é fazer o Diogo feliz. Diogo a sua missão é fazer a Pâmela feliz. Só assim, um buscando a felicidade do outro, vocês irão conquistar a felicidade única do matrimônio.

‘Por isso o homem deixa o seu pai e sua mãe para se unir à sua mulher; e já não são mais que uma só carne’ (Gn 2, 24).

A ação de se juntar ao sexo oposto, para juntos viverem em unidade é acima de tudo um sacramento de serviço, de doação total ao outro e a Deus.

A missão do casal é direcionar a família ao caminho da Santidade e do Amor Fraterno. É a partir desse sim é responsabilidade dos cônjuges nutrir a terra com novas vidas e vocações.

O matrimônio é um lindo sacrifício, para ele precisamos estar preparados, pois assim, sobreviveremos a tantas investidas mundanas e sobrenaturais para acabar com as famílias.

Ele é uma das grandes obras divinas, que foi criado para o amor familiar. Um lindo investimento de Deus, para através dele educar cidadãos retos e que busquem imitar a Cristo.

Quer continuar se aprofundando no assunto?

Clica nos links abaixo que tem várias dicas especiais:

♡ Sugestões simples para economizar no casamento
♡ Namoro santo, eu vivi!
♡ Namoro santo, ele existe
♡ Casamos de manhã e foi lindo

Ah! Se você tem alguma dica de leitura, deixa nos comentários!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: