Rotina da manhã: Comece bem o dia

Estamos sendo bombardeados de informações de todos os lados. Boas, ruins, não importam. O que de fato nos cabe é saber filtrar e equilibrar tudo isso, para mantermos o mínimo da nossa sanidade mental e, claro, a força para cuidarmos de nós mesmos.

Aliás, você já parou para pensar em como tem cuidado de tantas coisas ao seu redor e cada vez menos de você?

Foi a partir desse pensamento que vi a necessidade de falarmos um pouco sobre como a rotina é importante para termos uma mente mais equilibrada e parar de focar apenas no que é externo.

Bom, meu marido sempre brinca com a importância que eu dou para a rotina. E sim, ela me faz ver meus buracos emocionais e como eu preciso fazer para lidar com cada um deles.

Desde que o Benjamin nasceu tenho adaptado minha rotina para caminhar ao lado da rotina de um bebê, nada fácil para uma mãe de primeira viagem.

Algumas vezes me frustro e dou aquela choradinha. Mas venho me empenhando para que tudo saia um pouquinho dentro dos meus padrões, assim consigo cuidar de todas as necessidades da minha família.

Inclusive de mim.

Ter uma rotina matinal foi a forma que encontrei de focar e começar o dia com calma. Meus dias têm sido fracionados com inúmeras tarefas, muitas delas começadas e nunca concluídas, mas tá tudo bem.

Bom, essa conversa toda é para fazer você pensar em como é fundamental esse autocuidado que começa com questões simples, como acordar.

Mas antes de partilhar o meu dia a dia, me conta:

Você é o tipo de pessoa que já acorda com o celular na mão, vendo e escutando notícias de catástrofes, violência e destruições?

Que mal despertou e já reclama do travesseiro, da noite mal dormida, daquele pesadelo e da quantidade de tarefas do dia?

Toma um café rápido, sem ao menos sentir o gosto dos alimentos e #sovai?

Ei, PARE!

Cabe a nós mesmos decidir o rumo do nosso dia. Se queremos que ele seja bom ou ruim. De nos prepararmos para as surpresas e estarmos firmes para encarar alguma coisa que nos tira do sério com bom humor ou uma bela respirada.

E para esse tempo de autocuidado dar certo, precisamos começar o nosso dia bem.

Vale ressaltar que essa rotina é legal pra mim e uma sugestão pra você. Pode ser que nada disso tenha importância no seu dia a dia e ok.

A primeira questão é você compreender porque essa rotina matinal é importante para você e o quanto ela irá influenciar positivamente na sua vida.

E gente, não sou uma planta e tenho sim meus dias de mal humor, principalmente se a noite foi daquelas.

No entanto, tenho me esforçado para não me deixar influenciar pelo externo e sim com o que sinto de dentro para fora.

Mas chega de papo e vamos ao que interessa:

Geralmente acordo junto com o Benjamin às 5h/5h30, ele é sempre a minha prioridade. Troco a fralda, tiro o pijama, dou mama e brinco um pouquinho. Logo ele se sente a vontade para brincar sozinho.

O horário é uma questão muito pessoal, talvez para você manhã quer dizer 10h (você pode trabalhar a noite por exemplo e consequentemente acordar “tarde”). Sendo assim, defina de qual clube você participa: 5 horas da manhã, 8 horas da manhã, 10 horas da manhã e por aí vai… 

O próximo passo é beber um grande e belo copo de água. Sempre tive o hábito de tomar água gelada pela manhã e um shot com limão e própolis. Além de aumentar a imunidade (alou vírus), tenho a sensação que isso faz meu organismo despertar rapidinho.

Dado a largada inicial é só correr para o abraço!

  • Alongamento:

Faço ao menos 20 minutos de alongamento e dentro desses exercícios eu inclui atividades corporais que exigem equilíbrio. Tipo ficar em uma perna só, sabe?

Tem sido ótimo para acordar meu corpo e deixar ele preparado para as horas que fico sentada em frente ao PC ou correndo atrás do bolota.

10c36d719e8d717dd80035fdc6b628c3

  • Respiração:

Logo depois faço um exercício de respiração (que repito várias vezes durante o dia). Inspiro pelo nariz e solto o ar pela boca contando de zero a quatro, depois de zero a dez no mínimo cinco vezes. Sempre prestando bem atenção no ar que entra e sai dos meus pulmões.

  • Palavras de gratidão:

Sou da área de comunicação e sempre acreditei que as palavras exercem um grande poder seja nos nossos relacionamentos ou na nossa própria mente. Por isso, antes de iniciar minha rotina sempre repito palavras de apoio a mim mesma, como por exemplo: Tenha um dia cheio de amor, Desculpe a bagunça interna, Sou grata pelo que tenho, Eu te amo.  Na minha visão é uma forma de fazer o meu subconsciente registrar que apesar de tantas coisas acontecendo, tudo vai ficar bem.

20200703_063932

  • Oração:

Toda vez que eu deixo a oração de lado, parece que o dia vira o caos! Deus não brinca em serviço. Todos os dias rezo pela minha família, por mim, meus amigos, os que sofrem, nossos governantes, educadores, profissionais da saúde, religiosos. Pelo nosso País, pelas almas do purgatório…vixi, minha lista é enorme!

Tenho as orações que faço todo dia, como o Pai Nosso e Ave Maria e também outras orações que sigo do meu livro de orações.

  • Leitura da Palavra:

Leio sempre um capítulo da Bíblia. Tanto na oração quanto na leitura eu procuro envolver o Benjamin para que ele aprenda desde sempre. Esse estudo, mesmo que breve e pequeno acrescenta muito naquilo que busco viver e conhecer dentro da minha religião e reflete 100% nas minhas decisões.

20200703_071317

  • Café da manhã:

Por último e não menos importante, um cafezinho preto bem passado sem açúcar e o pão integral que não pode faltar. Não sou ninguém sem café pela manhã, então esse passo da rotina importa e muito para o meu humor ficar lá em cima.

E fim.

Lendo assim parece que demora um tempão, mas não. Geralmente não passa de 1h30 / 2h. Dá tempo de seguir tudo e ainda chegar no horário para o trabalho.

Tô de home office, mas começo às 8h viu moçada!

Toda essa sequência tem sido maravilhosa, me feito muio bem. Sugiro que você ao menos tente por alguns dias ou faça a sua própria rotina. Tudo para manter a sua qualidade de vida em dia durante toda essa confusão (quando passar, continue).

Aliás, você tem rituais pela manhã?  Deixa aí nos comentários quais são.

Ah! O dia só funciona mesmo se você arrumar a cama, não esqueça. (: 

 

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: